terça-feira, 18 de março de 2008

SAÚDE

É necessário fazer devidamente o controlo profissional em todas as profissões. Porventura será muito mais importante na área da saúde, por se estar em contacto com as pessoas e com a suas doenças. Não se pode aceitar, que na Saúde proliferem funcionários a exercer funções sem o mínimo de formação/habilitações académicas condignas com o exercício profissional.
Há pessoas a exercer a profissão, no SNS (privado e público), de Técnico de Análises Clínicas, sem a poderem exercer legalmente. É inacreditável, que hajam pessoas a fazer colheitas de sangue, tratar e manipular os processos clínicos individuais e a executar análises clínicas, sem terem o mínimo de formação e estarem devidamente acreditados.
O código penal diz que é crime exercer funções para as quais as pessoas não estão devidamente credenciados, bem como para quem lhes dá emprego. Esta Lei é Portuguesa e é também em Portugal que ela não se cumpre. Parece mentira não é? Mas é verdade!
Por outro lado há já pessoas Licenciadas, Mestres e até a fazer Doutoramentos em Análises Clínicas, que estão desempregadas. Poder-se-ia resolver este problema (do seu desemprego), no entanto, se os deixassem abrir Laboratórios de Análises Clínicas em seu nome pessoal, em grupo ou em cooperativas/sociedades. Pois todos têm formação devidamente credenciada e legalizada, mas é pelos vistos cocha, porque não os deixam ser empresários em nome individual ou como profissionais liberais, nem por em prática a sua formação superior.
Por isso acho que é necessário criar uma organização (Ordem ou com outro qualquer nome), que faça o controlo do exercício profissional e faça cumprir os códigos de Ética para que os nossos doentes/pacientes não corram riscos de "adquirirem" gato por lebre.
Lutemos todos pelo direito a mais e melhor saúde para todos, cumprindo todas as regras e códigos de Ética e de Deontologia.
Cumpramos a Lei e o Direito.

Sem comentários: